Cuidar da saúde bucal com higienização adequada é muito importante, mas junto a ela existem alguns procedimentos bucais funcionais estéticos que podem renovar sua autoestima! Quer saber quais são e como fazer? Descubra agora!

Nunca se falou tanto em saúde e medidas preventivas e corretivas como de uns anos para cá, e isso é ótimo!

As pessoas têm priorizado à higiene bucal com escovação pelo menos três vezes ao dia, uso de fio dental e afins, ido ao dentista regularmente e mais que isso, buscado a parte estética como consequência dos bons hábitos.

É como se diz: “sorriso é o nosso cartão de visitas” e do mesmo jeito que ele abre muitas portas, também pode fechá-las, já que não é incomum de ver pessoas com baixa autoestima pode conta de seus dentes e boca.

Porém, saiba que é possível corrigir praticamente todo caso e garantir uma estética agradável junto de um sorriso saudável por meio de alguns procedimentos!

Hoje é mais fácil encontrar procedimento estéticos bucais, cada vez mais dentistas estão seguindo essa área na odontologia e as pessoas têm mais opções de procedimentos para melhorar o sorriso.

Quer saber quais são eles, quanto custam, onde e como fazer? Continue a leitura deste conteúdo e veja!

1 – Preenchimento labial

O preenchimento labial é um procedimento totalmente voltado à estética e vem sendo muito requisitado pelas mulheres, especialmente nos últimos 5 anos.

O preenchimento labial não é considerado cirurgia e existem três tipos: os temporários, semipermanentes e permanentes.

Para realizar o procedimento basta se dirigir a uma clínica estética especializada no assunto ou mesmo ir até um dentista.

O valor do preenchimento labial costuma oscilar dependendo to tipo escolhido.

2 – Implantes dentários também são procedimentos bucais para renovar sua autoestima

Os implantes são bastante importantes, pois além de terem função estética são também extremamente funcionais e necessários em casos de extração de dente, por exemplo.

Quando o paciente por algum motivo precisa extrair seu dente, o implante é colocado no lugar evitando o desfalque e prevenindo feridas na gengiva que podem ser causadas pela mastigação de alimentos.

Os implantes são integrados ao osso e possuem uma base estável para o “encaixe” dos dentes permitindo que a fala nem a mastigação sejam alteradas, diferente das dentaduras.

As próteses sobre implante permitem que a arcada dentária seja reconstruída de maneira idêntica a original.

O implante de dente valor costuma ser mais caro que outros métodos para reconstrução ou substituição dos dentes e por conta disso praticamente nenhum convênio cobre a realização do procedimento.

Além disso, os implantes dentários são não recomendados a qualquer paciente.

É imprescindível que as gengivas estejam saudáveis a construção óssea adequada para sustentá-lo permanentemente.

Algumas implantes são:

  • Prótese protocolo – Prótese total implanto suportada e implanto retida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada somente pelo dentista;
  • Implantes ósseo integrado –  Eles são colocados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O tempo da integração costuma levar de 4 a 6 meses, porém depende do tamanho do implante;
  • Prótese overdenture – Prótese completamente removível e feita de resina, portanto costumam ser mais baratas que as demais.
  • Parcial removível – Esta é uma prótese móvel e é usada principalmente quando gengivas e ossos não estão saudáveis para suportar a prótese fixa.

3 – Lentes de contato entre os procedimentos bucais para renovar sua autoestima

Lente de contato dental é um procedimento estético realizado para renovar os dentes em sua coloração e composição (dentes quebrados ou tortos, por exemplo).

Para colocar as lentes de contato é importante que o paciente esteja com a saúde bucal em ordem e não tenha nenhuma restrição para realizar o procedimento, que costuma desgastar muito os dentes.

O único profissional preparado para a colocação das lentes é o dentista e após a finalização do procedimento acompanhamentos periódicos devem ser realizados.

4 – Ortodontia

Este é mais um procedimento estético e funcional!

A ortodontia nada mais é que a especialidade dentro da odontologia que visa corrigir a posição dos dentes, ossos e maxilares que estão posicionados de forma prejudicial ao paciente.

Assim, os famosos aparelhos são usados durante o tratamento e para quem tem preocupações com a parte estética, hoje há a opção do aparelho invisível.

Chamado também de aparelho transparente, ele é composto por duas placas que corrigem a posição dos dentes, ossos e maxilares e é praticamente imperceptível.

Porém, vale dizer que as placas devem ser trocadas por volta de 3 meses, como manutenção.

A ortodontia traz diversos benefícios à estética e principalmente para a saúde. São eles:

  • Melhora na fala;
  • Correção da mordida;
  • Dentes alinhados;
  • Sorriso bonito;
  • Dentre outros.

A saúde bucal é algo muito importante na vida de todo ser humano, pois por meio dela previne-se inúmeras doenças que podem acometer o corpo inteiro.

Além disso, os dentes são um dos principais motivos pelos quais as pessoas sofrem com baixa autoestima e autoconfiança, tendo impacto direto na saúde mental também.

Além do que falamos neste artigo, existem outros procedimentos estéticos que os dentistas também fazem e muitas pessoas não sabem. Por isso, não fique apenas neste artigo, pesquise mais sobre o assunto.

Por fim, foque sempre na sua saúde e garanta que tudo esteja bem para realizar procedimentos estéticos e ficar de bem com o seu sorriso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui